O vereador Dheison (PT-SP) protocolou nesta quarta-feira (22/01) um pedido para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que tem como objetivo investigar as irregularidades relatadas na prestação dos serviços funerários concedidos na cidade de São Paulo.
No requerimento de abertura da CPI, o parlamentar explica que “desde a privatização dos serviços, em janeiro de 2023, foram registradas diversas denúncias acerca dos serviços prestados pelos concessionários deste serviço.”
Até novembro de 2024, os dados da SPRegula – a agência paulistana de fiscalização das concessões – apontaram uma média de mais de um processo administrativo e meio aberto por semana, no período de 1 ano e 7 meses de concessão dos 22 cemitérios da cidade, que começou a vigorar em março de 2023.
Para que a CPI seja instaurada, serão necessárias 19 assinaturas. Para o vereador, os demais parlamentares são sensíveis ao assunto e devem defender a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito.
“Uma família enfrentando a maior dor que alguém pode sentir, e essas empresas se aproveitam para cobrar taxas abusivas e desrespeitar seus direitos. Isso é inaceitável! Por isso, tenho certeza que vamos conseguir todas as assinaturas necessárias para instaurar essa CPI”, afirma o vereador Dheison.