Quinta no Quintal e a Política da Cultura

18/06/2024

Na última quinta-feira (13), o ex-ministro Ricardo Berzoini se sentou em um quintal na zona sul de São Paulo para, entre uma música e outra da cantora Roberta Guará, discutir com a população sobre a economia política do Brasil.

O evento, organizado por Dheison Silva, é mais uma edição do projeto Quinta no Quintal, que organiza encontros onde a política se mistura com a boa música e os bons encontros. “A política geralmente é uma coisa maçante, a gente fala muito, ou só vai pra festa e não discute. O quinta no quintal surgiu na ideia de juntar as duas coisas, o debate político e a confraternização.” disse o organizador.

Outras edições do projeto contaram com apresentações distintas. O deputado federal Alfredinho discutiu as leis de fomento à cultura ao lado de uma roda de samba e o deputado estadual Barba apresentou o seu  projeto que instaurou o feriado estadual da consciência negra ao som de um Baile Black. O Quinta no Quintal funciona há quase um ano organizando eventos de maneira itinerante, onde lideranças políticas podem discutir com a população diretamente ao lado de artistas e movimentos de cultura.

Dessa forma o projeto proporciona à população espaços de celebração da cultura, onde o povo pode se encontrar para construir sua comunidade, discutir suas necessidades e se organizar ao redor de projetos que melhorem as condições de vida nas periferias de São Paulo. É a reunião daqueles que não receberam um lugar à mesa nas câmaras fechadas onde o debate político geralmente se concentra, um convite para que o povo também possa ouvir e ser ouvido, e que seus interesses também sejam postos à discussão.

Os eventos do projeto são abertos e gratuitos, acontecendo sempre nas noites de quinta, e as informações sobre as próximas edições são compartilhadas através do Instagram do organizador (@Dheisonsilva13).