Vereador Dheison apresenta moção de repúdio à deportação desumana promovida por Trump

28/01/2025

O vereador Dheison, do PT-SP, protocolou na Câmara Municipal de São Paulo nesta segunda-feira (27/01) uma moção de repúdio à condução do processo de deportação desumana promovida pelo Governo dos Estados Unidos da América. A moção agora vai para votação no plenário.

“A deportação vêm acontecendo de maneira que fere a dignidade da pessoa humana, os brasileiros estão sendo deportados algemados e acorrentados, alguns relataram que sofreram violência física e psicológica”, explica Dheison.

Na moção apresentada, o vereador argumenta que o Brasil é um país historicamente construído sobre a diversidade e a imigração, e repudia práticas que promovam a discriminação, a intolerância e a desumanidade.

“Não podemos permitir que o nosso povo, ou qualquer outro, seja tratado com tamanha falta de respeito. A imensa maioria dos deportados é composta por trabalhadores que não merecem passar por situações vexatórias”, afirma o vereador.

Vários passageiros relataram que foram agredidos pelos agentes americanos durante o voo, e que o avião estava em condições precárias. Além da parada técnica em Manaus, a aeronave tinha pousado antes no Panamá.

Lula: um verdadeiro estadista

Assim que tomou ciência da situação, o governo Lula não autorizou o seguimento do voo fretado para Belo Horizonte em função do uso das algemas e correntes, do mau estado da aeronave, com sistema de ar condicionado em pane e destacou uma aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) para completar a viagem dos 88 brasileiros até o estado de Minas Gerais.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse que o incidente é um “flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”. Já a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, recepcionou os brasileiros na sua chegada em Belo Horizonte.