Nós, cidadãos e cidadãs da cidade de São Paulo, viemos por meio deste abaixo-assinado expressar nossa profunda preocupação com as diversas reclamações da população sobre a má qualidade e a conduta na prestação do serviço funerário na Capital que foi privatizado em 6 de janeiro de 2023.
Desde a privatização, foram noticiadas pela grande imprensa inúmeras situações de desrespeito aos paulistanos e paulistanas mais pobres que precisaram do serviço. Nas redes sociais, também houveram vários relatos indignados de que as empresas estão cobrando valores muito acima da tabela prevista no contrato de concessão e impondo burocracias para restringir a gratuitidade para famílias que têm esse direito.
Essas denúncias são graves e somente a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pode esclarecer e investigar possíveis práticas de corrupção, superfaturamento e favorecimento ilícito que prejudicam principalmente as pessoas mais pobres.
O pedido de CPI conta com 19 assinaturas de vereadores e vereadoras e já foi protocolada na Câmara Municipal de São Paulo.
Nesse sentido, convidamos você a participar do nosso abaixo-assinado. Não podemos deixar que os concessionários recebem dinheiro público para explorar famílias paulistana no momento de dor e sofrimento.
Diga não à exploração da morte na cidade de São Paulo.
Atenciosamente,
Movimento Salve Perifa e vereador Dheison